
Kevin Spacey vai receber um prémio pela sua carreira esta terça-feira, à margem do Festival de Cinema de Cannes, apesar de estar envolvido num novo caso de "comportamento sexual inadequado", informou à France-Presse (AFP) a Better World Fund, uma fundação independente que lhe concederá a distinção.
A Better World Fund, uma ONG que promove projetos em países em desenvolvimento, disse que o ator, absolvido das acusações de agressão sexual no Reino Unido e nos EUA, será reconhecido "pelas suas décadas de brilhante carreira artística" numa gala beneficente em Cannes.
A organização beneficente disse à AFP na segunda-feira que convidou Spacey — que ganhou dois Óscares por "Os Suspeitos do Costume" (1995) e "Beleza Americana" (1999) — porque ele foi absolvido pelos tribunais.
Em julho de 2023, após um julgamento de um mês e amplamente divulgado em Londres, o ator foi absolvido das acusações de agressão sexual feitas contra ele por quatro homens. Também acusado de agressão sexual nos EUA, o artista foi considerado inocente em 2022 por um tribunal civil de Nova Iorque. Em 2019, o processo foi abandonado noutro caso.
No entanto, este ano o ator foi alvo de uma nova queixa de agressão sexual em Londres, apresentada por um ex-ator, Ruari Cannon.
Num documentário do Channel 4 intitulado "Spacey Unmasked", exibido em maio de 2024, Cannon acusa Spacey de tê-lo tocado de forma inadequada em público em 2013 em Londres, quando ele tinha 21 anos e o ator norte-americano tinha 53.
No documentário, outros nove homens também acusaram o ator, que negou as acusações.
Spacey foi visto pela última vez na passadeira vermelha de Cannes em 2016.
Comentários