Jodia Foster gostou tanto de um filme islandês que vai avançar com o "remake" americano onde será a atriz principal e realizadora.

O projeto será a versão em inglês de "Woman at War", vencedor do Prémio Lux 2018, atribuído pelo Parlamento Europeu, e o candidato da Islândia à categoria de Melhor Filme Estrangeiro na próxima cerimónia dos Óscares e que não tem estreia anunciada para Portugal.

Exibido no Festival de Cannes em maio, onde ganhou o prémio de argumento na secção Semana da Crítica, é descrito como um "eco-thriller" excêntrico à volta de Halla (Halldóra Geirharðsdóttir), uma ecologista de 50 anos em Reiquiavique que decide enfrentar a indústria do alumínio num ato de justiça solitária, em prol da defesa do ambiente e contra o aquecimento global.

Começa então a sabotar as linhas de alta tensão para paralisar a fábrica, mas a notícia de que foi aceite para adoção de uma criança na Ucrânia abala os seus planos e decide então cometer o seu último e mais ousado ato de sabotagem, ao mesmo tempo que as autoridades apertam o cerco.

"Este filme emocionou-me tanto que fiquei sem palavras", explicou ao Deadline Jodie Foster, cada vez seletiva nos seus projetos de cinema e que nos filmes anteriores como realizadora abordou as relações familiares e os desafios de ter filhos.

"Estou tão contente por dirigir uma nova reimaginação americana desta história inspiradora, bela e relevante. A personagem de Halla é uma guerrreira pelo planeta, uma mulher forte que arrisca tudo para fazer o que está correto. Mas não sem alguns precalços a sério durante a jornada. Mal posso esperar para a interpretar. Sou sempre atraída para uma mistura ousada e peculiar de humor e emoção. Esta fala sobre o nosso tempo", esclareceu a atriz e realizadora de 56 anos.

O original "Woman at War" foi realizado por Benedikt Erlingsson, que o descreveu como uma fábula feminista sem alguns dos temas preferidos de Hollywood: "Sem angústia, sem violência, sem morte, nem sequer uma arma, e sem sexo".

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.