A 5 de Agosto de 2010, 33 mineiros ficaram aprisionados na mina de San José, perto de Copiapó, no Chile, a 700 metros de profundidade. O caso correu mundo e 69 dias depois, a 13 de Outubro, todos foram resgatados vivos.

Ainda a operação de resgate estava em curso e já o mundo do cinema se desdobrava para levar a história ao grande ecrã. Hollywood, claro, tomou a dianteira e, segundo o «The Thaindian News», o actor
Javier Bardem já foi contactado para o papel principal, numa película que seria baseada nos relatos dos sobreviventes, algo que estará também a ser negociado.

Também em andamento está um projecto concretizado no próprio Chile, entitulado
«Los 33» e realizado por
Rodrigo Ortúzar. Segundo declarações do próprio à «Teletrece» «disse a um dos meus antigos investidores que bastava haver apenas um sobrevivente para aquilo se tornar um grande filme. Afinal não houve um mas 33, algo que faz com que a desgraça ou tragédia inicial tenha tido um final feliz».

Ortúzar já começou a filmar em Copiapó e o seu filme alternará imagens reais recolhidas na altura com uma dramatização dos eventos reais. «Los 33» tem estreia prevista para 2012.