Em 1966, um filme de ficção científica tomou os ecrãs de cinema de assalto e ficou na memória de todos os espectadores. Chamava-se
«Viagem Fantástica» e colocava uma equipa de cientistas a serem reduzidos a milimetros e a viajar num veículo pelo interior do corpo humano. A película, realizada pelo experiente
Richard Fleischer, conquistou os Óscares de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Direcção Artística, e há pelo menos 25 anos que circula em Hollywood a ideia de um «remake».

James Cameron está associado ao projecto desde 1997, mas acabaria por abandoná-lo quando decidiu dedicar-se a
«Avatar».
Roland Emmerich e
Tarsem Singh chegaram a ser considerados para a realização, a partir de um argumento do próprio Cameron, mas o projecto acabou por nunca ter luz verde definitiva.

Agora, com «Avatar» prestes a chegar aos ecrãs de todo o mundo, Cameron já confirmou que a nova versão de «Viagem Fantástica» voltou à sua mesa de trabalho, estando actualmente a desenvolver o argumento com Shane Salerno.

Contudo, ainda não é garantido que seja o próprio Cameron a assumir as rédeas da realização, uma vez que há sequelas de «Avatar» previstas, dependendo do sucesso do filme na bilheteira. O cineasta já tem história para mais dois filmes passados no universo de Pandora, e o próprio estúdio é muito favorável à ideia de sequelas, até como forma de amortizar o imenso custo de desenvolvimento da tecnologia e criação de raiz do universo que nele é apresentado.