Depois de uma rodagem de que muito pouco transpareceu - uma proeza na era das redes sociais -, permanece muito por desvendar sobre "Star Wars: O Despertar da Força" a menos de dois meses de chegar às salas de cinema por todo o mundo.

Um dos grandes mistérios que está a originar mais especulação é este: por onde anda Luke Skywalker?

Harrison Ford como Han Solo apareceu logo nas primeiras imagens e até Carrie Fisher como Princesa Leia surgiu durante dois segundos no último trailer, mas aquele que foi o herói da primeira saga (1977-83) permanece ausente de tudo o que é público, até do poster final. E a Disney exerceu todo o seu poder para retirar da Internet a única imagem que escapou ao regime de controlo, onde o ator Mark Hamill surgia com um visual e traje em tudo semelhantes aos que tinha Alec Guiness como Obi-Wan Kenobi.

Será ele a figura de quem apenas se vê um braço artificial no dróide R2-D2? Ou abraçou finalmente o Lado Negro da Força e trabalha com os vilões anunciados, Kylo Ren e a nova Ordem?

Agora, J.J. Abrams, que chegou a dizer que foi a questão "Quem é Luke Skywalker?” que o levou a assinar contrato, admite que omissão é deliberada.

"Não é nenhum acidente. Essas são boas perguntas para serem feitas. Mal posso esperar para que descubram as respostas."

O realizador adiantou ainda que ainda falta finalizar alguns efeitos especiais e fazer outra sessão de gravação da banda sonora de John Williams até ao fim de novembro. A estreia de "Star Wars: O Despertar da Força" está marcada para 17 de dezembro.