Três filmes portugueses, de Salomé Lamas, Hugo Vieira da Silva, Sérgio da Costa e Maya Kosa, foram selecionados para a secção "Fórum" do Festival Internacional de Cinema de Berlim, marcado para fevereiro.

O Fórum é descrito pela organização como "a secção mais ousada do festival" e para a 46ª edição foram escolhidos 44 filmes, a maioria em estreia mundial. De Portugal foram escolhidos "Eldorado XXI", de Salomé Lamas, "Posto avançado do progresso", de Hugo Vieira da Silva, e "Rio Corgo" (na foto), de Maya Kosa e Sérgio da Costa, este último vencedor do DocLisboa.

Esta é a maior representação de longas-metragens portuguesas no Festival de Berlim, cuja programação completa será revelada a 2 de fevereiro em Berlim.

Com efeito, já antes tinha sido anunciado que "Cartas de Guerra", de Ivo M. Ferreira, tinha sido selecionado para a competição de longas-metragens.

A elas juntam-se ainda "Balada de um Batráquio", de Leonor Teles, e "Freud und Friends", de Gabriel Abrantes, para a competição de curtas.

No Berlinale Talents, outro dos programas paralelos, estarão o produtor Pedro Fernandes Duarte e os realizadores André Marques e Inês Oliveira.

Para o programa "Co-Production Market", no qual produtores e realizadores procuram parceiros para a produção de novas obras, estará o ator Gonçalo Waddington com o projeto da primeira longa-metragem que realizará, intitulada "Patrick".

O 66º festival de Cinema de Berlim decorrerá de 11 a 21 de fevereiro e a abertura ficará por conta de "Salve, César!", filme dos irmãos Ethan e Joel Coen.

O júri será presidido pela atriz norte-americana Meryl Streep.