George Lucas, o criador de "Star Wars",  revelou que para criar Jar Jar Binks - o personagem mais criticado de toda a saga - se inspirou no Pateta, o simpático e desajeitado cão da Disney.

"Vou contar-lhes um segredo: Jar Jar Binks é inspirado no Pateta", o amigo do rato Mickey, declarou o mítico realizador, provocando risos e aplausos no centro de convenções de Anaheim (Califórnia), onde acontece o salão D23, organizado pela Disney para os seus fãs e imprensa.

Jar Jar Binks - que aparece em "A Ameaça Fantasma" e "O Ataque dos Clones" - é um dos personagens mais detestados pela maioria dos fãs de "Star Wars".

"Adoro o Pateta", insistiu Lucas, também criador da saga "Indiana Jones" e que vendeu a sua produtora Lucasfilm à Disney por 4 mil milhões de dólares.

A multinacional prepara agora o sétimo filme da saga, "O Despertar da Força", que estreia a 17 de dezembro.

Os fãs do D23 puderam ver algumas imagens exclusivas, como a de Kylo Ren (Adam Driver), um dos novos vilões da epopeia futurista, sozinho num bosque, exibindo o seu singular sabre de luz com três pontas.

"Muito do que faço é inspirado na Disney", assegurou George Lucas ao receber o prémio Disney Legend Award, em honra da sua colaboração de décadas com a gigante americana do entretenimento.