O filme
«Florbela» vai estrear a 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e tem exibição garantida em pelo menos 54 cidades, até ao final de maio. Protagonizada por
Dalila Carmo, a película retrata a obra e a vida da poetisa nascida em Vila Viçosa, localidade onde foram rodadas cenas do filme, que contou com a participação de figurantes locais. Do elenco do filme fazem ainda parte os atores
Albano Jerónimo,
Ivo Canelas, José Neves e
Rita Loureiro.

A antestreia decorre às 21:30, no cineteatro Florbela Espanca, com entrada gratuita, mas com a reserva de bilhetes obrigatória, e conta com a presença de alguns atores e do realizador, que durante o dia vão participar nas escolas locais em sessões de poesia sobre Florbela Espanca.

Produzido por Pandora Cunha Telles e distribuído pela Ukbar Filmes, esta produção sobre Florbela Espanca contou com o apoio do município de Vila Viçosa.

Esta é a segunda longa-metragem de
Vicente Alves do Ó, que se estreou na realização com o filme
«Quinze Pontos na Alma».

Florbela Espanca, autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor e Juvenília, considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos, nasceu em Vila Viçosa a 08 de dezembro de 1894.

A poetisa faleceu em Matosinhos na noite de 7 para 8 de dezembro de 1930, com 36 anos, tendo sido sepultada naquela localidade nortenha. Os seus restos mortais repousam no cemitério de Vila Viçosa.

@Lusa