Ao longo dos próximos cinco dias, serão apresentados 51 filmes inéditos em Portugal, incluindo 20 em estreia mundial. As obras em exibição foram selecionadas entre 2402 candidaturas oriundas de 69 países - um número recorde de inscrições -, entre filmes de longa e curta-metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário.
A abertura oficial do festival, que vai na 16ª edição, acontece quarta-feira, 25 de julho, às 22:00, com uma cerimónia no auditório paroquial de Avanca, que inclui a entrega dos prémios aos autores dos filmes premiados na edição de 2011, seguindo-se a primeira sessão competitiva.
Nesta sessão, serão exibidos os filmes
«15 bilhões de fatias de Deus», de Cláudio Jordão,
«Terram - Terra e Mar», de Carlos Silva e António Osório, e
«X e Y», de João Costa, que fazem aqui a sua estreia mundial. A abertura do festival é ainda marcada pela exibição do filme
«Hisab», de Ezra Wube, que foi produzido entre a Etiópia e os Estados Unidos da América.
A programação do festival Avanca 2012 está distribuída por dois espaços principais: O auditório paroquial local, onde decorre a competição internacional de cinema e a competição Avanca, destinada à produção cinematográfica da região, e o Multimeios Egas Moniz, que exibirá os filmes selecionados para a competição de Televisão e Vídeo e um panorama do cinema nacional.
O programa do festival inclui ainda cinco «workshops» sob diversas temáticas, onde os participantes vão poder produzir pequenos filmes.
O destaque vai para um «workshop» promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, dirigido especialmente a cineastas, estudantes de design, comunicação e audiovisuais, no qual serão produzidos pequenos filmes de suporte para serem utilizados na cerimónia de entrega dos prémios Sophia, os prémios portugueses de cinema.
Este «workshop» terá como orientadores o produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia, a atriz Anabela Teixeira, o realizador José Farinha, o diretor de fotografia José António Loureiro e o compositor Frederico Pereira.
Em paralelo ao festival, decorrerá a
Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, que vai reunir cerca de duas centenas de investigadores e docentes universitários de instituições de vinte e dois países para apresentarem 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.
A melhor comunicação será distinguida com o «Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador», que procura estimular a investigação nas áreas abrangidas pela conferência.
O festival Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia é uma organização do Cine-Clube de Avanca e da Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e Juventude, Academia Portuguesa de Cinema, Região de Turismo do Centro, Escola Superior de Artes do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, entre outras entidades.
Comentários