Seis espectadores por sessão foi o que conseguiu "Francisco, O Papa do Povo" nas salas de cinema portuguesas a poucos dias da chegada do Sumo Pontífice ao nosso país.

Apesar da data estratégica e da estreia em 25 salas, as 257 sessões que se realizaram nos primeiros quatro dias de exibição apenas juntaram 1548 espectadores, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

O filme italiano de 2015, uma versão condensada de 98 minutos a partir de uma minissérie com quase 200, traça o percurso de Jorge Bergoglio desde a sua juventude enquanto padre jesuíta em Buenos Aires no início dos anos 60 até à sua eleição como Papa em 2013. Vai sair em DVD e VOD no dia 10.

Nas últimas semanas, vários filmes de teor religioso estrearam em Portugal, mas apenas um teve sucesso: "Jacinta".

Realizado por Jorge Paixão da Costa, abordava o impacto das aparições em Fátima em 2017 nos três pastorinhos, em particular naquela que era a mais carismática, chegou a 13 de abril e já ultrapassou os 41 mil espectadores. É o filme português mais visto este ano.

A 20 de abril, foi a vez de "A Cabana", com Sam Worthington e Octavia Spencer, sobre um homem de luto que recebe recebe um misterioso bilhete para ir de encontro a Deus. Foi visto por pouco mais de 20 mil espectadores.

Já "Fátima", o filme de João Canijo sobre um grupo de mulheres em peregrinação desde Vinhais, Trás-os-Montes, até Fátima, apenas vendeu 14.366 bilhetes desde 27 de abril, não obstante as boas críticas e da presença no elenco de Rita Blanco, Anabela Moreira e Ana Bustorff.

Trailer.