O filme “O Vizinho do Lado”, que assinala a estreia do ator Daniel Bruhl na realização, abrirá a Kino – Mostra de Cinema de Expressão Alemã, no dia 27 em Lisboa, anunciou hoje a organização.

Esta mostra, focada em filmes recentes produzidos na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo, cumprirá a 19.ª edição até 2 e fevereiro, no cinema São Jorge, em Lisboa.

“Desta vez, o foco temático reflete sobre o futuro e sobre as narrativas femininas, e continua a prestar atenção a primeiras obras de realizadoras e realizadores”, refere a organização, a cargo do Instituto Goethe.

A abertura decorrerá com “O Vizinho do Lado”, uma comédia dramática realizada e interpretada pelo ator germano-espanhol Daniel Bruhl, que teve estreia mundial em 2021, no festival de cinema de Berlim.

Com uma maioria de filmes em estreia e antestreia em Portugal, a mostra Kino programou ainda, por exemplo, o filme suíço “Juventopia”, de Dennis Stormer, e “Toubab”, de Florian Dietrich.

Foram ainda escolhidos vários filmes dirigidos por mulheres, como “The Case of You”, de Alison Kuhn, “Walchensee para sempre”, de Janna Ji Wonders, que ou “Girls - Museum”, de Shelly Silver.

Destaque ainda para a exibição de “A Grande Liberdade”, de Sebastian Meise, prémio do júri em Cannes em 2021, e “Ninguém está com as Vitelas”, de Sabrina Saarabi e que valeu a Saskia Rosendahl o prémio de melhor atriz em Locarno.