A Academia de Cinema espanhola escolheu o filme de Pedro Almodóvar “Julieta” para representar o país na 89.ª edição dos Óscares de Hollywood, onde irá concorrer para o prémio de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

Os outros finalistas eram os filmes “El Olivo” [“A Oliveira” em português], de Icíar Bollaín e “La Novia" [“A Noiva”], de Paula Ortiz.

"Julieta" é o sexto filme da carreira de Almodóvar escolhido pela Espanha para representar o país nos Óscares.

Trata-se de um drama à volta da complexidade de relações entre uma mãe e uma filha e é considerado como o trabalho cinematográfico mais sóbrio do realizador espanhol mais conhecido em todo o mundo.

No centro da história está Julieta (interpretada por Emma Suárez) , uma mulher que está prestes a sair de Madrid para ir viver em Portugal e, por acaso, encontra-se com Bea, uma antiga amiga da sua filha Antía, com quem perdeu o contacto.

Bea diz-lhe que viu Antía no Lago Como (Itália) e que esta tem três filhos.

A notícia abala Julieta, que cancela a sua viagem a Portugal e decide escrever sobre a filha desde o dia em que conheceu o seu pai numa viagem de comboio (altura em que a personagem é interpretada por por Adriana Ugarte).

A estreia em Portugal está marcada para 22 de setembro.

Pedro Almodóvar já viu “Tudo Sobre a Minha Mãe” (1999) ganhar o Óscar do Melhor Filme de Língua Estrangeira e ele próprio foi distinguido com o Óscar de Melhor Argumento Original com "Fala com Ela" (2003).

As nomeações para os prémios de cinema mais importante e prestigiados, entregues anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, serão conhecidas a 17 de janeiro.

Trailer "Julieta".