"Praia do Futuro", o mais recente filme do realizador brasileiro Karim Aïnouz, marca o arranque hoje no Cinema S. Jorge em Lisboa da 19ª edição do Queer Lisboa, que termina a 26 de setembro depois da exibição de mais de 70 títulos.

Wagner Moura é a cabeça de cartaz desta coprodução entre Brasil e Alemanha que teve estreia na Competição Oficial da 64.ª edição da Berlinale, no papel de um nadador-salvador que resgata um alemão de afogamento por quem acaba por se apaixonar e seguir até a Alemanha, deixando para trás a mãe e o irmão mais novo que o venerava.

Karim Aïnouz, cineasta brasileiro que conheceu fama mundial com "Madame Satã",em 2002, e que é hoje um dos nomes maiores do cinema queer mundial, está presente na sessão de abertura deste que é um dos mais aguardados títulos que vão passar no festival.

A edição deste ano do Festival Internacional de Cinema Queer propõe uma programação com "um alargado e inclusivo olhar ao mundo", para lá da comunidade queer, de acordo com a organização.

A programação deste ano abordará, por exemplo, as crises na Grécia e na Síria, dará atenção à "realidade política e social na Rússia" e chamará a atenção "para a dura realidade do quotidiano das pessoas com deficiência, para o universo da prostituição", elencou João Ferreira, diretor do festival.

Umdos destaques é a secção Queer Art, que passa a ter competição própria, enquanto a Queer Pop dará atenção aos 25 anos da iniciativa discográfica Red Hot + Blue, da campanha de luta contra a SIDA, e à videografia da cantora islandesa Bjork.

O filme de encerramento será "Eisenstein in Guanajuato", de Peter Greenaway, que aborda uma relação homossexual que o realizador russo Sergei Eisenstein teve no México.

Pela primeira vez, o Queer chegará ao Porto, com uma edição de 7 a 10 de outubro, no Rivoli - Teatro Municipal, com uma programação autónoma. A abertura será assegurada pelo filme "Sangue Azul", do realizador brasileiro Lírio Ferreira, sobre uma história do amor incestuoso entre dois irmãos.

Toda a programação estará no site oficial e o MAG acompanhará a edição diariamente num especial.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.