O realizador britânico Ken Loach, que já venceu duas vezes a Palma de Ouro em Cannes, e a cineasta italiana Alice Rohrwacher encerram esta sexta-feira a mostra competitiva do Festival de Cannes.
A cerimónia de prémios da 76.ª edição do festival, marcado pelo regresso das grandes estrelas de Hollywood, acontecerá no sábado.
Loach, 86 anos, não precisa provar mais nada em Cannes e volta a exibir no festival o seu cinema com forte compromisso social.
"The Old Oak", que de acordo com o cineasta veterano é o seu último filme, decorre numa cidade do norte da Inglaterra afetada por um longo processo de desindustrialização e que recebe um grupo de refugiados sírios.
O principal ponto de ação é um pub antigo, o coração da pequena localidade.
Loach venceu a sua primeira Palma de Ouro em 2006 com "Brisa de Mudança" e repetiu o prémio 10 anos depois, com o filme "Eu, Daniel Blake".
O realizador não abre mão do seu cinema militante, de esquerda, independente do período representado, com filmes que vão da Inglaterra contemporânea à guerra de independência da Irlanda.
Palma de Ouro no sábado
Alice Rohrwacher é uma realizadora italiana de 41 anos que está na mostra oficial de Cannes pela terceira vez, este ano com "La Chimera".
O filme narra a história de um jovem arqueólogo que se envolve com um grupo de ladrões de tumbas na Itália na década de 1980.
Rohrwacher recebeu o Grande Prémio do do festival em 2014 com "O País das Maravilhas". Em 2018, ele venceu o prémio pelo argumento em Cannes por "Feliz como Lázaro".
Em 2019, integrou o júri do festival.
Outros dois cineastas italianos estão na mostra competitiva: Marco Bellocchio (83 anos) e Nanni Moretti (69), ambos com filmes que examinam o passado do país.
A sexta-feira em Cannes terá ainda um evento com a atriz americana Jane Fonda, a última personalidade "hollywoodiana" a desembarcar no festival.
E a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) anunciará os seus vencedores.
A 76.ª edição do Festival de Cannes foi uma janela para o cinema mundial durante duas semanas, com cineastas veteranos e vozes novas, incluindo sete realizadoras na mostra oficial, um recorde.
Dos 21 aspirantes, 13 regressam ao evento e cinco já venceram a Palma de Ouro.
O júri, presidido pelo cineasta sueco Ruben Ostlund, anunciará no sábado a lista de vencedores: Palma de Ouro, Grande Prémio, Prémio do Júri, Melhor Realização,Melhor Argumento, Melhor Interpretação Masculina, Melhor Interpretação Feminina e Melhor Curta-Metragem.
Também será revelado o vencedor do 'Caméra d'Or', que premia o melhor filme de estreia exibido numa das mostras de Cannes.
Comentários