O veterano ator francês Vincent Lindon irá presidir ao júri deste ano do Festival de Cannes que escolherá a cobiçada Palma de Ouro, anunciou a organização esta terça-feira.

O júri liderado por Lindon, premiado em 2015 como melhor ator e que teve enorme repercussão com "Titane", o filme vencedor de 2021, irá escolher entre 21 filmes na competição principal do festival de cinema, que decorrerá entre 17 e 28 de maio.

O ator, de 62 anos, sucede ao cineasta Spike Lee, que, com o seu júri, concedeu a Palma ao filme de Julia Ducourneau em julho de 2021.

"É uma imensa honra e um grande orgulho que me seja confiada, a meio do tumulto dos acontecimentos que vivemos no mundo, a esplêndida e pesada tarefa de presidir ao Júri do 75.º Festival Internacional de Cinema de Cannes", disse Lindon, de 62 anos, citado no comunicado.

Para a presidência deste ano, alguns meios da imprensa do setor apostaram na atriz espanhola Penélope Cruz ou na francesa Marion Cotillard.

Nenhuma personalidade francesa havia ocupado uma vaga no júri desde a icónica atriz Isabelle Huppert em 2009.

Ao eleger Lindon, o Festival aposta em alguém fiel a Cannes: desde 1987, o ator esteve presente em nove filmes em competição.

O ator estará acompanhado de oito jurados: a atriz e realizadora britânica Rebecca Hall (que atuou em "Vicky Christina Barcelona"), a atriz indiana Deepika Padukone, a atriz sueca Noomi Rapace, a atriz e realizadora italiana Jasmine Trinca, o cineasta iraniano Asghar Farhadi (que ganhou o Grande Prémio do Júri do concurso com "Um Herói" em 2021), o cineasta francês Ladj Ly, o cineasta norte-americano Jeff Nichols e o cineasta norueguês Joachim Trier.

"Com o meu júri, iremos esforçar-nos por tratar o melhor possível dos filmes do futuro, que guardam o mesmo segredo da esperança, valor, lealdade e liberdade; cuja a missão é comover ao maior número de mulheres e homens, falando das suas feridas e alegrias comuns", enfatizou Lindon.

"A cultura ajuda a alma humana a elevar-se e a ter esperança no amanhã", garantiu.

A programação do festival deste ano, a 75.ª edição de Cannes, é uma mistura de cineastas de títulos de culto "arthouse" e do glamour de Hollywood.

O 'maestro' canadiano do terror David Cronenberg, o cineasta norte-americano James Gray e a francesa Claire Denis estão entre os concorrentes à Palma de Ouro.

Espera-se que os seus trabalhos tragam muitas estrelas à passadeira vermelha, com o cruzamento de ficção científica e terror de Cronenberg, "Crimes of the Future", a ter como protagonistas Kristen Stewart, Léa Seydoux e Viggo Mortensen.

Já Denis regressa com um thriller ambientado na América Central - "The Stars at Noon" - com Taron Egerton e Robert Pattinson.

A presença de Gray, "Armageddon Time", um conto baseado na sua adolescência em Nova Iorque, junta Anne Hathaway, Oscar Isaac, Cate Blanchett e Anthony Hopkins.

Tom Cruise estará presente para a várias vezes adiada antestreia de "Top Gun: Maverick", a sequela do seu grande sucesso de 1986, apresentada fora da competição.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.