As obras em exibição são provenientes de 33 países e foram seleccionadas entre 2088 candidaturas (número recorde de inscrições) entre filmes de longa e curta-metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário.

A organização atribui este crescimento a uma maior divulgação do festival ao nível internacional. «Este ano, estivemos presentes nos festivais de Cannes (França), Berlim (Alemanha) e Clermont-Ferrand (França). Por outro lado, a visibilidade vai aumentando e isso acaba por ter reflexos», disse à Lusa, Costa Valente, director do festival.

Uma das novidades da 15.ª edição do AVANCA é uma competição de cinema de animação júnior, com sete filmes a concurso.

Este novo concurso de curtas-metragens, intitulado «À procura de mim no meio dos outros», procura incentivar a produção de filmes de animação pedagógicos dirigidos a crianças e produzidos com o seu apoio em torno da questão da identidade.

A abertura oficial do festival acontece no dia 20, às 22:00, com uma cerimónia no auditório paroquial de Avanca que inclui a entrega dos prémios aos autores dos filmes premiados na edição de 2010.

O filme
«Paper» do realizador turco Sinan Cetin, foi o escolhido para ser exibido na primeira sessão competitiva, que tem lugar no mesmo dia, às 23:00.

Outra longa-metragem aguardada com expectativa é
«The Ambulance», do cineasta sérvio Goran Radovanovic, que já foi premiado por este festival em edições anteriores.

O destaque vai ainda para
«Rene goes to Hollywood», do cineasta georgiano Aleko Tsabadze, e
«Robert Mitchum is dead» de Olivier Babinet e Fred Kihn.

Os 75 filmes seleccionados para o AVANCA 2011 estão organizados numa programação distribuída por dois espaços principais: O auditório paroquial de Avanca, onde decorre a competição internacional de cinema, e o Multimeios Egas Moniz, que exibirá os filmes seleccionados para a competição de Televisão, Estreia Mundial e Avanca, destinada à produção cinematográfica da região.

O programa do festival inclui ainda seis «workshops» sob diversas temáticas orientados por Luís Filipe Rocha e Paulo Fernandes, de Portugal, Mohamadreza Vatandoust, Mehdi Rahmani e Esmaelion Behrang, do Irão, Natalia Mirzoyan (Rússia) e Ciro Altabás (Espanha) e a Conferência Internacional Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação.

O festival AVANCA 2011 - Encontro Internacional de Cinema, Vídeo, TV e Multimédia é organizado pelo Cine-clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, Escola Superior de Artes do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, entre outras entidades.

@Lusa