Falecida em setembro, aos 89 anos, Maggie Smith conquistou o carinho de um vasto público internacional com o papel da rabugenta, mas terrivelmente cativante, Lady Violet Crawley, a condessa de Grantham, na série de televisão "Downton Abbey", com seis temporadas entre 2010 e 2015, e nos dois filmes de 2019 e 2022.

E o produtor executivo da saga garante que o terceiro filme, que chegará aos cinemas em 12 de setembro de 2025, vai recordar a atriz: sempre foi a intenção incluir uma homenagem à sua personagem, que morreu na ficção no final de "Downton Abbey: Uma Nova Era".

“Acho que o facto de a própria 'Dame Maggie' ter falecido desde essa altura deu uma pungência adicional a uma história que teríamos planeado de qualquer forma. Com o desaparecimento da Dowager [Viúva], parece agora muito mais significativo ver atores a interpretar personagens de luto pela matriarca da família”, disse Gareth Neame à TVLine.

E acrescentou: “Mas também vejo atores de luto pela matriarca da série, e isso parece mais genuíno e significativo”.

Maggie Smith conquistou dois Óscares, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas, entre outros prémios que destacaram o seu talento dos palcos ao grande e pequeno ecrã, do drama à comédia, durante uma carreira de incrível longevidade onde a fama global chegou numa fase já avançada.

Neame descreveu a sua morte como “o fim de uma era”.

“Nunca mais veremos alguém como a 'Dame' Maggie Smith”", notou, garantindo que o “enorme respeito” do elenco e da equipa irá transparecer no próximo filme.

Ainda conhecido por "Downton Abbey 3", regressam Hugh Bonneville, Michelle Dockery, Elizabeth McGovern, Laura Carmichael, Jim Carter, Phyllis Logan, Robert James-Collier, Joanne Froggatt, Allen Leech, Penelope Wilton, Lesley Nicol, Michael Fox, Raquel Cassidy, Brendan Coyle, Kevin Doyle, Harry Hadden-Paton, Sophie McShera e Douglas Reith.

Não se sabe qual será a história, que volta a ser escrita com Julian Fellowes, o criador da série. O realizador é Simon Curtis, um regresso do segundo filme.

Paul Giamatti, o ator norte-americano recentemente nomeado para os Óscares por "Os Excluídos", regressará como Harold Levinson, que entrou no programa especial do Natal de 2013 como o irmão da Condessa de Grantham (Elizabeth McGovern).

Joely Richardson, Alessandro Nivola, Simon Russell Beale e Arty Froushan são as outras novidades no elenco que foram anunciadas.

Do segundo filme, regressa Dominic West como a estrela do cinema mudo Guy Dexter.