Organizado e produzido pela Expanding World, o evento conta com um orçamento de 100 mil euros, o mais baixo de sempre.
O DFH quer dirigir os holofotes para o Douro, que foi classificado pela UNESCO em 2001, e assumiu-se como o primeiro evento de cinema descentralizado do mundo. Este ano o festival tem como palco os concelhos de Sabrosa, Tabuaço e Porto.
A pré abertura decorre na sexta-feira, em Provesende, concelho de Sabrosa, com a apresentação das 10 curtas selecionadas para esta quinta edição.
A abertura decorre depois no sábado, na Quinta do Portal, também no concelho de Sabrosa, onde marcará presença o realizador Jonathan Nossiter que dará início aos trabalhos com a exibição de “Quo Vademus?” um episódio da série “Mondovino”.
Na ocasião, a Confraria dos Enófilos do Douro vai prestar tributo ao realizador pela ampla promoção que o filme Mondovino concedeu à indústria do vinho em todo o mundo.
Depois decorrerá a primeira tertúlia "Harvest Talk" do festival, onde estarão presentes os realizadores Jonathan Nossiter e Paula Prandini, a Associação Portuguesa de Nutricionista, representada por Pedro Graça, e como moderador o jornalista Pedro Garcias.
Outros dos realizadores que marcarão presença no festival são David Mackenzie do filme “Perfect Sense”, Gonçalo Silva (“Tesouro”), Jorge Coira, (“18 Comidas), Marcantonio del Carlo (“Tesouro”) e Warwick Ross (“Red Obsession”).
Este ano, o DFH homenageia o realizador duriense João Botelho, que por algumas vezes usou o Douro como palco ou se inspirou neste território para os seus trabalhos.
Em Sabrosa, será apresentado o documentário “A terra antes do céu” do realizador dedicado a Miguel Torga, escritor que nasceu neste concelho.
Entre os seus trabalhos mais conhecidos destaca-se ainda o "Um Adeus Português", primeiro filme português a explorar o tema da Guerra Colonial, ou a sátira ao exercício do poder, "A mulher que acreditava ser presidente dos Estados Unidos".
Os filmes a concurso no festival vão dividir-se em três secções, nomeadamente “Wine Films", "Food Films" e "Curtas da Casa".
O Douro Film Harvest 2013 apresentará um total de 24 filmes, todos eles estreias nacionais, algumas europeias e uma mundial.
Este festival de cinema procura aliar a melhor seleção de filmes às melhores colheitas de vinhos produzidos na mais antiga região demarcada do mundo.
Em edições anteriores, o DFH trouxe à região nomes como Sophia Loren, Andie MacDowell, Bo Derek ou Milos Forman.
O DFH termina no dia 21, no Porto.
Comentários