Muito para lá das três dimensões que dominam o cinema atual, a característica mais marcante de qualquer parque Disneyland é a recriação física dos ambientes do cinema, nos quais o visitante pode mergulhar fazendo uso dos cinco sentidos, numa experiência tão fascinante como imersiva.

Selvas tropicais, grutas de piratas, naves da «Guerra das Estrelas», uma casa assombrada, a cidade do Oeste ou o Castelo da Bela Adormecida são apenas alguns dos locais de exploração obrigatória, com os quais o visitante interage diretamente, não só pelo olhar mas também pelo cheiro e pelo toque.

A Disneyland Paris é considerado por muitos como o mais belo de todos os parques Disneyland do mundo, fruto da necessidade de impressionar os europeus. Afinal, se um castelo medieval nos EUA ou no Japão seriam sempre impressionantes, na Europa, onde eles existem às centenas, seria obrigatório um esforço suplementar para o tornar em algo extraordinário. E esse esforço estendeu-se à construção de todo o parque, que abriu as portas ao público a 12 de abril de 1992, há exatamente 20 anos.

As comemorações do 20º aniversário começaram já no início de abril e prolongar-se-ão pelo menos até ao final de 2012. Entre as novas surpresas está o desfile Disney Magic on Parade, a abrir com alguns dos mais célebres feiticeiros do universo Disney, e ainda o espetáculo Disney Dreams!, com fogos de artifício, jatos de água e projeções de luz no castelo.

A Disneyland Paris, que recebe cerca de 40 mil visitantes por dia, conta com o Disneyland Park e o Parque Walt Disney Studios, este último aberto no ano de 2002.