Cadeias de multiplexes como a Odeon, a Picturehouse ou a Cineworld viram os seus sites afetados pela procura de bilhetes "sem precedentes". A pré-venda de bilhetes para "Star Wars: O Despertar da Força" começou esta manhã mas os servidores de alguns dos principais exibidores não conseguiram suportar a carga de acessos.

À BBC, um porta-voz da exibidora Vue disse que a cadeia vendeu 10 mil bilhetes em 90 minutos e que depois de um período mais conturbado "os clientes continuaram a comprar sem grandes problemas".

"Temos tido reservas aos milhares e já temos sessões esgotadas", explicou um representante da Picturehouse à BBC, acrescentando que a última vez que algo semelhante tinha acontecido no país tinha sido com a venda de bilhetes para peça de teatro "Hamlet", com Benedict Cumberbatch como protagonista.

Também no site da Odeon os problemas se fizeram sentir. "Assistimos a um enorme tráfego no nosso site esta manhã. Sabíamos que ia ser complicada mas fizemos tudo o que podíamos para nos preparar. Depois do pico inicial, o site está agora a voltar à normalidade", explicou um porta-voz da Odeon à BBC.

O novo filme da saga "Star Wars" chega a Portugal a 17 de dezembro e os bilhetes também já estão em pré-venda através do site odespertardaforca.pt

Este sétimo filme da saga espacial é dirigido por J.J. Abrams e, para além das novas personagens, volta a contar com a participação de históricos das outras fitas como Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Leia) e Mark Hamill (Luke Skywalker).