No mês passado, o circuito de exibição comercial contou com 1,2 milhões de espectadores e 6,3 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, ou seja, menos 136 mil bilhetes emitidos e menos 459 mil euros, respetivamente, do que em março de 2016.

"São Jorge", de Marco Martins, foi o filme português mais visto em março, com 33.845 espectadores, seguindo-se a comédia "Malapata", de Diogo Morgado, com 14.244 espectadores, e "Zeus", de Paulo Filipe Monteiro, com 6.866 espectadores.

O filme mais visto em março foi "As cinquenta sombras mais negras", de James Foley, com 433.390 espectadores e 2,3 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

2016, um ano a subir

As salas de cinema de todo o mundo registaram 34,1 mil milhões de euros de receitas de bilheteira em 2016, o que representou um ligeiro aumento em relação ao ano anterior.

Os cinemas nos Estados Unidos e Canadá, que em conjunto são a região líder do mercado internacional, registaram um aumento de receitas para um total de 10,5 mil milhões de euros, mas a China, o segundo maior na exibição de cinema, perdeu receitas, totalizando 6,1 mil milhões de euros.

No entanto, na Europa, Médio Oriente e África, as receitas de bilheteira desceram dois por cento em 2016 para 8,8 mil milhões de euros, por causa das quebras registadas em países como Reino Unido e Alemanha.

No relatório, a associação diz que há razões para estar otimista em relação ao futuro, porque há mais jovens a ir ao cinema. Em média, espectadores entre os 18 e os 24 anos foram seis vezes ao cinema ao longo de um ano.

Na América Latina, o país que registou maior receita de bilheteira, com 741 milhões de euros, foi o México, ultrapassando o Brasil (649 milhões de euros).

Em fevereiro, o Observatório Europeu do Audiovisual já tinha revelado que, no espaço europeu, as salas de cinema tinham registado 994 milhões de espectadores e 7,204 mil milhões de euros de receitas de bilheteira.

Em 2016, as 553 salas portuguesas de cinema tiveram 14,8 milhões de espectadores e 76,6 milhões de euros de receita bruta de bilheteira.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.