As três salas de cinema Fonte Nova, encerradas em maio, num centro comercial em Lisboa, vão dar lugar a um ginásio, disse à agência Lusa fonte da administração daquele espaço.

Sem adiantar data específica de abertura, a administração do Centro Comercial Fonte Nova justifica a alteração dizendo que a exibição de cinema "deixou de ser rentável, em virtude da reduzida dimensão de oferta - apenas três salas - e da diminuição de procura".

"A instalação do ginásio permitirá um aumento do tráfego no centro [comercial], sobretudo de uma camada populacional mais jovem", adiantou a mesma fonte.

O Centro Comercial Fonte Nova abriu há trinta anos, em Benfica, e, desde 1995, a exibição de cinema estava por conta da Medeia Filmes, do produtor Paulo Branco.

Com o fim do contrato de exploração com a Medeia Filmes, as salas de cinema Fonte Nova encerraram a 21 de maio.

Em 2013, as três salas de cinemas registaram cerca de 64.000 espetadores.

Nos últimos anos encerraram em Lisboa os cinemas King e Londres e reabriu o Cinema Ideal, todos eles fora de centros comerciais.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto do Cinema e Audiovisual, o distrito de Lisboa contava em 2013 com 160 salas de cinema.