O objectivo geral do evento é dar a conhecer o trabalho de criadores, intelectuais e artistas espanhóis através de actividades relacionadas com o cinema, a fotografia, a literatura, a música e a dança. Assim, além da vertente cinematográfica, o certame integra ainda a realização de uma exposição de fotografia, um colóquio de indústrias culturais, um recital poético e espectáculos de dança.

O
Ciclo de Cinema Espanhol realiza-se entre 1 e 4 de Junho, com a projecção de vários dos filmes mais importantes entre os que foram recentemente rodados em Espanha e ainda não estreados em Portugal. Serão oito películas, exibidas no Cinema São Jorge, em Lisboa, subordinadas aos seguintes temas:

1 de Junho: «Un Menú de Cine …Español»

19h00:
«Fuera de Carta», de Ignacio García Velilla, 2008

21h30:
«Dieta Mediterránea», de Joaquín Oristrell, 2009

2 de Junho: «Premios Goya»

18h30:
«El Lince Perdido», de Manuel Sicilia y Raúl García, 2008

21h00:
«Camino», de Javier Fesser, 2008

3 de Junho: «El cine español acorta distancias»

19h00:
«14 Kilómetros», de Gerardo Olivares, 2007

21h30:
«Sólo quiero Caminar», de Agustín Díaz Yanes, 2008

4 de Junho: : «Cine español: ¡fantástico!»

19h00:
«Mortadelo y Filemón: Salvar la Tierra», de Miguel Bardem, 2007]

21h30:
«3 Días», de Javier Gutiérrez, 2008

Quanto ao
III Encontro Cinematográfico Luso-Espanhol, é uma organização conjunta do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) de Portugal e do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), do Ministério da Cultura de Espanha, e realizar-se-á nos dias 3 e 4 de Junho, em Lisboa.

O objectivo é colocar os profissionais da produção, distribuição, exibição, televisões e organismos oficiais a debaterem sobre assuntos de interesse, com o objectivo de conseguir uma melhor circulação dos filmes de ambos os países e consolidar as relações entre as duas cinematografias.