O filme "Cézanne e Eu", sobre a amizade entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola, abrirá a 6 de outubro em Lisboa, a Festa do Cinema Francês, com a presença da realizadora, Danièle Thompson, foi hoje anunciado. Os atores principais são Guillaume Canet e Guillaume Gallienne.

A cumprir a 17ª edição, a Festa segue depois até 13 de novembro por uma dezena de outras cidades, como Leiria, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Faro e Setúbal.

Com a realizadora Anne Fontaine como madrinha, a Festa do Cinema Francês mostrará 68 filmes, muitos dos quais em antestreia, como "Tão Só o Fim do Mundo", de Xavier Dolan, que encerrará a festa em Lisboa a 16 de outubro, ou "La Danseuse", de Stéphanie di Giustoo, que abrirá o festival no Porto a 24 de outubro.

Este ano, o festival fará ainda uma homenagem genérica ao cinema francês, com filmes de Jean Renoir, Claude Chabrol ou Claude Sautet, e ainda com "Uma Viagem Pelo Cinema Francês com Bertrand Tavernier", deste cineasta francês, a exibir no dia 18 em parceria com a Cinemateca.

Entre os convidados, além de Anne Fontaine, a Festa contará em Lisboa com as presenças da realizadora Fabianny Deschamps, do músico Olaf Hund e da atriz Yilin Yang, todos por causa do filme "Isola", a exibir no dia 7 no Cinema Ideal.

Em Lisboa estarão também o realizador Sébastien Betbeder e o ator e antigo futebolista Eric Cantona por conta do filme "Marie et les Naufragés", com estreia a 10 de outubro no Cinema São Jorge.

"La Vie Très Privée de Monsieur Sim", de Michel Leclerc, e "Les Malheurs de Sophie", de Christophe Honoré, também foram escolhidos para a Festa.

Este ano, o cinema de animação francês terá destaque a curtas-metragens que foram exibidas nos últimos cinco anos no festival de Annecy e mostrará, entre outros, as longas "Gus Petit Oiseau, Grand Voyage", de Christian De Vita, e "La Tortue Rouge", de Michael Dudok de Wit.

A Festa do Cinema Francês é organizada pelo Institut Français du Portugal, pela Embaixada de França e pela rede da Alliance Française no país.