A atriz Cate Blanchett criticou a "pirâmide patriarcal" das cerimónias de prémios de Hollywood, ao receber, no domingo, a estatueta dos Critics Choice Awards de Los Angeles na categoria de melhor atriz.

Favorita ao Óscar, a atriz australiana, de 53 anos, acumula elogios e distinções pela sua interpretação como uma ambiciosa e implacável diretora de orquestra em "Tár".

Numa sala lotada, Cate Blanchett disse que gostaria de ver uma mudança em "toda a estrutura" das cerimónias de prémios.

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" triunfa nos Critics Choice Awards. "Better Call Saul" e "Abbott Elementary" brilham nas séries
"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" triunfa nos Critics Choice Awards. "Better Call Saul" e "Abbott Elementary" brilham nas séries
Ver artigo

“O que é esta pirâmide patriarcal, na qual alguém fica de pé aqui?”, questionou, ao receber o prémio da principal associação americana de críticos do cinema.

"Por que, simplesmente, não dizemos que há um grande número de interpretações de mulheres que estão em sintonia e conversam umas com as outras, e paramos com esta corrida transmitida pela televisão?", provocou.

"Porque, posso dizer a vocês, cada uma das mulheres — seja na televisão, no cinema, na publicidade, nos anúncios, onde for —, vocês estão todas aí fora a fazer um trabalho fantástico que me inspira constantemente", acrescentou.

"Portanto, obrigada. Partilho isso com todas vocês", declarou.

Blanchett já ganhou dois Óscares, como secundária em "O Aviador" (2004) e protagonista em "Blue Jasmine" (2013).
.
Sem comparecer à festa, conquistou na semana passada o Globo de Ouro por "Tár".

Tal como a maioria das cerimónias de Hollywood, incluindo o Óscar, os Critics Choice Awards dividem os prémios de atuação entre categorias masculinas e femininas.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.