Com o verão a chegar ao fim, "Top Gun: Maverick" continua a expandir o seu legado na história do cinema, apesar de já estar disponível para ser visto em casa por venda digital.

Sem grandes estreias nos cinemas e com a afluência em baixa, "Homem-Aranha: Sem Volta a Casa" regressou às salas com mais 11 minutos para tentar chegar ao primeiro lugar nas bilheteiras dos EUA, mas foi batido pelo filme de Tom Cruise, que está em exibição há 15 semanas.

Com exceção de "Titanic" em 1998, o feito de voltar à liderança ao fim de tanto tempo não se via desde aos anos 1980 e com filmes como "E.T.", "Os Caça-Fantasmas", "O Caça-Polícias" e "Regresso ao Futuro".

Com 701,2 milhões de dólares nos EUA, também ultrapassou “Black Panther” (700.42) e tornou-se o quinto mais rentável nas bilheteiras de todos os tempos (valores não ajustados à inflação).

Como destacou o estúdio Paramount em comunicado, "Top Gun: Maverick" também é o primeiro filme na história do cinema a estar em primeiro lugar em dois feriados simbólicos nos EUA: "Memorial Day" (30 de maio) e "Labor Day" (5 de setembro).

O filme mais rentável na carreira de Tom Cruise já arrecadou a nível mundial 1,44 mil milhões de dólares de receitas a nível mundial, apesar de não ter estreado nos importantes mercados da China e Rússia. Em Portugal, os números também impressionam: 699.458 espectadores até 4 de setembro.

A sequela do icónico "Top Gun: Ases Indomáveis" é agora o 12.º filme mais rentável de sempre nas bilheteiras mundiais (valores também não ajustados à inflação) e ainda pode fazer mais história: está a nove milhões de chegar ao 11.º, "Frozen II".