A décima
Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos decorrerá de 02 a 04 de dezembro no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

O ciclo abrirá com a exibição do filme
«Os Invisíveis», de Marc Silver e
Gael Garcia Bernal, feito em 2010, sobre a emigração ilegal de mexicanos para os Estados Unidos e as perigosas viagens para atravessar a fronteira.

Nesse dia à noite, decorrerá a estreia em Portugal do filme
«12 Angry Lebanese», um documentário de Zeina Daccache sobre a realização de uma peça de teatro numa prisão no Líbano, a partir do texto «Twelve angry men», de Reginald Rose.

Em 2008, Zeina Daccache conseguiu juntar numa prisão de Beirute, no Líbano, altas figuras políticas para assistir a uma peça de teatro sobre as falhas da justiça interpretada por reclusos.

Daccache decidiu depois fazer um documentário que regista a estreia, a produção da peça, os bastidores e os ensaios com os reclusos e o próprio ambiente da prisão.

Da programação deste ciclo destaque ainda para o documentário
«Lixo Extraordinário», de Lucy Walker, este ano candidato aos Óscares, sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz junto da comunidade de catadores da maior lixeira do mundo, no Rio de Janeiro, no Brasil.

A Amnistia Internacional foi criada há 50 anos e a secção portuguesa surgiu em 1981, em defesa dos Direitos Humanos e na denúncia da sua violação.

SAPO/Lusa