A 40.ª edição do Fantasporto vai começar no dia 25 de fevereiro, com o programa de filmes clássicos, tendo, na abertura oficial, “Adverse”, de Brian Metcalf, no dia 28 daquele mês.
"Para salvar a irmã, um motorista tem de se infiltrar num perigoso grupo criminoso, sob indicação de um dos seus passageiros. Com Mickey Rourke ('The Wrestler') e um fabuloso leque de actores, vindo do realizador de 'Living Among Us'", adianta a sinopse de "Adverse".
Segundo o programa do Festival Internacional de Cinema do Porto, o evento prossegue no Rivoli – Teatro Municipal, até ao dia 8 de março, tendo o filme “Loop”, de Bruno Bini, na sessão de encerramento.
Num comunicado assinado pelos responsáveis do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira e Mário Dorminsky, pode ler-se que 2020 “será um ano de festa, de celebração, de recordação dos grandes nomes do cinema que o Fantas catapultou para o estrelato”.
Segundo a organização, foram recebidas candidaturas de filmes de 68 países, dos quais ficaram 37 nacionalidades no programa final.
A edição deste ano vai ainda exibir obras como “Blade Runner”, de Ridley Scott, “Dracula”, de Francis Ford Coppola, e celebrar os 40 anos de “O Touro Enraivecido”, de Martin Scorsese.
No mesmo texto, a organização lamenta o que diz ser o “o soberbo desprezo a que a Cultura de regime vota os agentes culturais independentes”, que classifica como “os novos pobres portugueses” e “os sem-abrigo culturais”.
Comentários