«Florbela», do realizador
Vicente Alves do Ó, é a longa-metragem selecionada pela Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas (Academia Portuguesa de Cinema) para concorrer ao Prémio de Melhor Filme Ibero-americano, Goya 2013, que será entregue no dia 10 de fevereiro de 2013, em Madrid.

O júri, composto por Paulo Trancoso (produtor),
Susana Borges (atriz),
Virgílio Castelo (ator),
José Carlos Oliveira (realizador) e
Luís Galvão Teles (produtor e realizador), analisou todos os filmes estreados em Portugal, entre 1 de novembro de 2011 e 31 de outubro de 2012, e escolheu o filme realizado por Vicente Alves do Ó, produzido pela Ukbar Filmes, que foi lançado em março deste ano.

«Florbela» faz um retrato íntimo de um momento no tempo de vida da grande poeta portuguesa, Florbela Espanca, mostrando a sua permanente busca de inspiração numa forma de vida intensa e apaixonada.

Os Prémios Goya são atribuídos anualmente pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha, com o objetivo de destacar os melhores profissionais de cada uma das diversas especialidades do setor cinematográfico, sendo no final escolhido o Melhor Filme Ibero-americano de entre as longas-metragens realizadas em qualquer pais da Comunidade Ibero-americana. O prémio consiste num busto de Francisco Goya, feito em bronze, pelo escultor José Luis Fernández.