Casados desde 2010, os atores espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz podem vir a concorrer ao mesmo tempo este ano aos Óscares.

Há fãs dos prémios entusiasmados com essa possibilidade, mas outros recordam que existe uma "maldição": todos os casais que passaram pelo mesmo acabaram por ser divorciar.

As nomeações serão anunciadas no próximo dia 8 de fevereiro e a expectativa é que Bardem seja nomeado para Melhor Ator com "Being the Ricardos" e, ainda que exista mais incerteza, Penélope Cruz pode entrar na corrida para Melhor Atriz com "Mães Paralelas".

Os dois também já ganharam estatuetas como secundários: ele por "Este País Não É Para Velhos" em 2007 e ela por "Vicky Cristina Barcelona" no ano a seguir.

Vários atores que eram namorados foram nomeados no mesmo ano desde a primeira cerimónia em 1929, como Brad Pitt e Angelina Jolie, que concorreram na cerimónia de 2009 respetivamente com "O Estranho Caso de Benjamin Button" e "A Troca" (apesar de serem o "casal" mais famoso de Hollywood, o casamento só foi em 2014).

Ainda assim, só cinco casais de atores receberam nomeações no mesmo ano: Alfred Lunt e Lynn Fontanne ("The Guardsman") em 1931; Frank Sinatra ("Até à Eternidade") e Ava Gardner ("Mogambo"), em 1953; Charles Laughton e Elsa Lanchester ("Testemunha de Acusação") em 1957; Rachel Roberts ("Jogador Profissional") e Rex Harrison (‘Cleópatra’), em 1963; e Elizabeth Taylor e Richard Burton ("Quem Tem Medo de Virginia Woolf?") em 1966.

Nas dez nomeações, apenas Frank Sinatra e Elizabeth Taylor ganharam as estatuetas, mas apenas sobreviveram os casamento de Lunt e Fontanne, e Laughton e Lanchester: Sinatra e Gardner divorciaram-se em 1957; Roberts e Harrison em 1971; e Burton e Taylor em 1974 (seguindo-se novo casamento em 1975 e divórcio no ano a seguir).

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.