Com a reconstituição do atentado falhado a bordo do comboio de alta velocidade Thalys em 2015, Clint Eastwood saúda a coragem dos heróis comuns e o patriotismo americano no seu novo filme que estreia esta sexta-feira (9), nos Estados Unidos, e no dia 15 nos cinemas portugueses.

"15:17 Destino Paris" conta como, a 21 de agosto de 2015, três amigos de infância americanos intervieram com as mãos vazias para controlar um jihadista armado com um AK-47 e carregadores cheios no comboio que ligava Amesterdão a Paris. Uma ação que evitou um massacre.

Este novo projeto está em linha com a produção recente de Eastwood, retomando histórias reais de personagens com experiências extraordinárias, depois de "Sniper Americano" (2014), um filme bastante polémico sobre um atirador de elite no Iraque, e "Milagre no Rio Hudson" (2016), sobre a aterragem forçada de um voo comercial no rio Hudson, protagonizado por Tom Hanks.

Ao contrário dos filmes anteriores, agora ele faz girar a história à volta dos três verdadeiros heróis do Thalys: Spencer Stone, Alek Skarlatos e Anthony Sadler, que se interpretam a si mesmos.

"Foi muito interessante voltar ao comboio. Psicologicamente, não foi traumático para nós porque ninguém perdeu a vida naquele dia e muita coisa positiva surgiu de tudo isso", declarou Anthony Sadler ao semanário francês Paris Match.

O realizador também trouxe de volta os socorristas e bombeiros que responderam ao alerta quando o Thalys Amsterdão-Paris foi desviado para a estação ferroviária de Arras, no norte da França.

Filmado sem brilho, a cena do Thalys acontece apenas no final, que dura um pouco mais de 90 minutos e permite ver mais claramente o desenrolar dos eventos.

Comunicação social não assistiu

Por outro lado, o cineasta de "Imperdoável" (1992) passa a primeira parte do filme a explorar o percurso destes três amigos inseparáveis, criados nos arredores de Sacramento (Califórnia).

A sua atenção concentra-se principalmente em Spencer. Um jovem criado pela mãe, fascinado por armas, que colou na parede do seu quarto o cartaz do filme de Eastwood "Cartas de Iwo Jima" e sonhava em salvar vidas, mesmo que não respeitasse as regras do jogo.

Cabeça raspada, foi ele o primeiro a atacar o jihadista, arriscando a própria vida.

Ao longo do filme, Eastwood semeia pistas para anunciar o destino desta personagem.
O filme, então, concentra-se no passeio pela Europa dos três companheiros (Veneza, Roma, Berlim, Amesterdão e Paris), resumido por cenas de bebedeiras, discotecas e "selfies" à frente de lugares turísticos.

É no Palácio do Eliseu que esta história edificante termina: os três heróis receberam a Legião de Honra, a maior distinção na França.

Uma cena que mistura imagens de arquivo e a reconstituição desajeitada com um falso presidente francês, de costas.

Muito aguardado, "15:17 Destino Paris" foi apresentado na França para um público escolhido cuidadosamente, mas não foi mostrado à imprensa por desejo do próprio Eastwood, que quase não falou sobre este projeto, deixando o campo mediático para os três verdadeiros heróis.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.