Segundo a Meios & Publicidade, a TVI exige a Ljubomir Stanisic o pagamento de uma indemnização no valor de 1.216.785,94 euros, pelo eventual incumprimento do contrato. De acordo com a publicação, a ação deu entrada na segunda-feira, dia 7 de junho, Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa.

Nuno Santos (director geral da TVI), Helena Forjaz (ex-directora de relações institucionais da Media Capital), Raul Ferreira (controller TVI/Plural Portugal), Carlos Barata (director de antena e research), Paulo Lourenço (chief revenue officer da Media Capital) e Margarida Vitória Pereira (responsável pela área de planeamento e compras e vendas) são as testemunhas da TVI, de acordo com a M&P.

Em agosto de 2020, a TVI confirmou que iria avançar para tribunal depois da saída do chef de "Pesadelo na Cozinha" para a SIC.

Em comunicado, o canal frisou que "Ljubomir Stanisic rescindiu unilateralmente o contrato de trabalho". "Ljubomir tinha um contrato de trabalho em vigor até ao final do ano, ao qual acrescia um valor dedicado pela produção dos seus programas. Tendo o Chef rescindido de forma unilateral, reserva-se agora a TVI o direito de ativar mecanismos legais que a salvaguardem, bem como aos anunciantes com quem havia compromissos assumidos no âmbitos dos projetos que envolviam Ljubomir Stanisic", adiantou a estação.

Em 2020, em entrevista ao Diário de Notícia, a nova cara da SIC confirmou que iria ser processado. "Sim, vão processar-me (...) Nunca rompi nenhum contrato na minha vida. Acabei por o fazer agora, mas porque assim que disse que ia para a SIC, sair hoje ou no final do ano era indiferente", frisou.

No comunicado, a TVI sublinhou ainda ter ficado surpreendida com "este procedimento inusitado, no momento em que decorriam negociações entre as partes para a renovação do acordo global por mais dois anos". "A TVI fez uma oferta e uma contra-oferta, dentro de valores considerados ajustados", explicou o canal.

"No início de 2020, Stanisic estabelecera já um novo contrato, em condições muito favoráveis e invulgares no mercado, para a produção de uma nova temporada de Pesadelo na Cozinha. Por razões de saúde, um problema sério num joelho, e devido à Pandemia, não foi possível concretizar a produção, o que deveria suceder agora, com data marcada para 15 de Setembro, dentro do espírito de boa fé e do contratualmente definido entre as partes. A TVI lançará, em breve, um novo programa do género", frisou a TVI em comunicado.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.