"Pressões financeiras" explicam a não participação de Portugal na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção que, em 2013, se realizará em Malmo, na Suécia. A Polónia tomou igual decisão no ano passado, evocando igualmente razões financeiras para a saída do festival europeu, informa a organização em comunicado na sua página na Internet.

A decisão da Polónia já era conhecida. A emissora polaca TVP decidiu não participar na edição deste ano do popular concurso, justificando com os encargos financeiros inerentes da coorganização do campeonato europeu de futebol e com a cobertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados em Londres, no Reino Unido.

Portugal ainda participou este ano no Festival Eurovisão da Canção, que se realizou em Baku, no Azerbaijão. Filipa Sousa interpretou o tema "Vida Minha", mas a prestação portuguesa ficou-se pela semifinal. Todavia, "pressões financeiras" contribuíram para a RTP decidir cancelar a participação portuguesa no festival em 2013, refere a organização do festival.

Nem Portugal, nem a Polónia ganharam o popular concurso. A melhor classificação nacional até hoje alcançada foi o sexto lugar de Lúcia Moniz (na foto), em 1996, com a música "O Meu Coração Não Tem Cor".

Recorde o tema interpretado por Lúcia Moniz no festival, que, em 1996, se realizou em Oslo, na Noruega: