Rita Redshoes apresentou o seu mais recente álbum no passado sábado, dia 20, no Teatro São Luiz, em Lisboa. "Life is a Second of Love" marca pela diferença e garantiu um espetáculo intimista. E nem faltaram os sapatos vermelhos.

Rita Redshoes

Para um concerto intimista, onde não faltaram os pés descalços e as plateias à volta do piano, não havia local mais indicado do que o acolhedor Teatro São Luiz, bem no coração do Chiado. Pouco passavam das 21 horas quando Rita Redshoes - nome artístico de Rita Pereira - desceu o corredor da plateia, numa imensa descontração e à vontade com o público, para apresentar o seu novo disco: Life is a Second of Love.

Com o passar dos anos, a cantora tem alterado a dinâmica dos concertos e até a própria confiança em palco. Nesta noite, teremos de destacar proximidade, literalmente física, com o público. Não foram poucos os momentos em que Rita desceu do palco, para tocar no piano, e chegou mesmo a convidar a plateia a sentar-se no chão, à sua roda, durante o encore final de 'There's No Sky Above Our Heads'. Pequenos detalhes que conquistam a simpatia e o sorriso de quem assiste.

A cantora até descalçou discretamente os sapatos vermelhos que fazem justiça ao seu nome. Queremos acreditar que não foi só por conforto. A própria setlist estava organizada de forma a guardar o rock para meio do espetáculo: «Vamos passar a tocar umas coisas mais calminhas agora, para saírem tão sossegados e calminhos como chegaram», sussurrou. Não foi uma sala cheia que recebeu a cantora, mas foi uma sala presente e interessada que permitiu o ambiente cómodo e acolhedor de todo o concerto.

A misturas abstratas juntaram-se arranjos musicais genuínos e bem equilibrados para uma noite serena e agradável. Para além de apresentar o novo álbum, Rita cantou a tão conhecida "Somewhere Over The Rainbow" e uma versão de "Four Women", uma canção de 1966 da incomparável Nina Simone.

A apresentação do novo disco ruma agora até ao Porto, para um concerto na Casa da Música, já dia 27 deste mês.

Fotografias: Joana Jesus

$$gallery$$