O reality show "The Activist" vai ao ar na CBS em outubro, será co-produzido pela ONG Global Citizen e contará com estrelas como o cantor Usher, a atriz Priyanka Chopra e a dançarina Julianne Hough.

O público vai poder seguir os passos de “seis ativistas” nas suas tentativas para “criar movimentos poderosos” e “trazer mudanças reais para uma das três causas globais de vital importância: saúde, educação e meio ambiente”, especifica o site do canal.

Os candidatos "vão enfrentar-se em desafios" e o seu "sucesso será medido pela recepção de suas publicações online, análise das redes sociais e comentários dos apresentadores", continuou a CBS.

A final vai acontecer paralelamente à cúpula do G20 em Roma no final de outubro, onde os ativistas iniciantes terão de conseguir financiamentos e "aumentar a conscientização sobre a sua causa".

"Combinando filantropia e entretenimento, 'The Activist' é uma série revolucionária que inspirará os telespectadores", disse o vice-presidente da CBS, Jack Sussman, em comunicado.

“Eles não poderiam dar o seu dinheiro diretamente para as causas, em vez de transformar o activismo num jogo e contribuir para um 'prémio'? Pessoas estão a morrer”, escreveu a atriz feminista e ativista Jameela Jamil no Twitter.

"Já é difícil lutar por causas. E também devemos dançar e cantar para muitos milionários enquanto eles decidem quem é digno das suas migalhas", denunciou Nabilah Islam, ativista norte-americana e ex-candidata democrata ao parlamento da Geórgia.

“Este não é um reality show destinado a banalizar o activismo”, defendeu-se Global Citizen no site Deadline. O objetivo é “mostrar o engenho e a dedicação” dos militantes e “tornar as suas causas ainda mais conhecidas”, afirmou a ONG que luta contra a pobreza, pela preservação do meio ambiente e pela equidade.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.