A Roménia não vai participar no Festival da Eurovisão de 2016. Segundo a União Europeia de Radiodifusão, que organiza o evento, a estação pública do país tem uma dívida de 14 milhões de euros.

De acordo com a BBC News, a organização do festival reuniu com o ministro das finanças romeno nas últimas semanas para que a situação fosse resolvida, mas a única solução encontrada foi a expulsão do país da competição. "A TVR [estação pública romena] não poderá participar no Festival da Eurovisão da Canção e perderá acesso a outros conteúdos disponibilizados aos membros e o direito de transmitir eventos específicos", revelou a União Europeia de Radiodifusão no site oficial.

Para a diretora geral da organização, é "lamentável que tenhamos sido forçados a tomar esta decisão". "Estamos desapontados com o facto de que as nossas tentativas de resolução do problema não tenham tido resposta por parte do governo romeno", frisa, em comunicado.

Ovidiu Anton, cantor de 24 anos que iria representar o país na edição de 2016, considera a decisão "injusta". "Queridos amigos, finalmente recebi o comunicado oficial. Estou a tentar sorrir e não me deixar levar mas isto é injusto. Eu continuo a ser o mesmo artista honesto, o mesmo lutador que ganhou de forma justa tanto junto do júri como do público, contudo, sou declarado derrotado. Por quem? Porquê? Justo? Eu não sei como me hei de referir a isto portanto abstenho-me", escreveu.

Para o supervisor executivo da Eurovisão, Jon Ola Send, a saída da Roménia não vai interferir no alinhamento do concurso. "Ter uma decisão forte tão tarde como esta é sempre desestabilizador mas isso não vai afetar negativamente a edição de 2016 da Eurovisão", sublinhou.

A edição de 2016 do Festival Eurovisão da Canção está marcada para dia 12 de maio, em Estocolmo, Suécia.