O 19º Queer Lisboa arranca hoje e conta com mais de 70 filmes nos próximos dias.
É o mais velho festival de cinema da capital e regressa esta sexta-feira, com direito a festa no Fontória Blues Caffe a cargo dos DJs Nuno Galopim e Almada Guerra. Os próximos dias contam com mais de 70 filmes de temática LGBT, muitos deles vencedores internacionais.
A décima nona edição do festival arranca pelas 21h00, no Cinema São Jorge. "Praia do Futuro" (na foto acima), do brasileiro Karim Aïnouz, inaugura a programação do Queer deste ano e conta a história de Donato, um nadador-salvador que deixa para trás o bairro de Fortaleza e parte para a Alemanha, em busca do homem por quem se apaixonou.
Até dia 26 de setembro, as propostas para categoria de longas-metragens em competição incluem temas como a crise na Grécia, o VIH/Sida ou a guerra da Argélia.
Para este ano, as novidades passam pelo Queer Art, que toma, pela primeira vez, um aspecto competitivo e que conta com alemão Marc Siegel no júri, que irá apresentar um workshop dia 22, às 18h30.
O Porto irá contar também com a primeira edição do Queer, a ter lugar na primeira quinzena do mês de outubro.
Também convém não faltar às festas, já habituais. Ainda hoje, a partir das 23h30, celebra-se o arranque da edição deste ano no Fontória Blues Caffe, na Praça da Alegria. "A festa só terminará às 6h00, garante a organização.
No próximo dia 24 está agendada a Festa da Equipa, no 49 ZDB (entrada gratuita), e a 25 o Teatro do Bairro acolhe a A$$ET VALUE, a cargo da Rabbit Hole, com o twerking em destaque. Destaque ainda para o evento Máquina-Hamlet, na sauna SaunApolo 56, com leituras de excertos do texto de Heiner Müller, numa iniciativa inédita e em modo inegavelmente queer.
Comentários