A peça, em exibição na sexta-feira, sábado e domingo, fala de vários adolescentes, numa altura em que estão "a poucos dias dos exames finais", e dos sonhos que vão construindo "em torno desse momento", disse à agência Lusa a diretora da companhia, Isabel Craveiro.

Num futuro desenhado "em cima de areias movediças", surgem vários episódios, relacionados com problemas de autoestima, dificuldades de integração, ‘bullying’ e relações, numa peça marcada pela "insegurança" numa fase de construção de identidade de cada um.

"Punk-Rock" tem "muito a ver com esta pressão dos objetivos quantitativos" a que os jovens estão sujeitos no atual sistema de ensino, explanou a diretora de O Teatrão.

Face à temática da peça, "faz sentido" serem jovens, a maioria no 12.º ano e na mesma situação que as personagens que interpretam, a realizar a peça, frisou.

A peça estreia na sexta-feira e, para além do espetáculo, há um concerto com duas bandas de garagem de jovens de Coimbra, intituladas OurHz e Red Buzz.

No domingo, na Oficina Municipal do Teatro, decorre também depois do espetáculo uma conversa com investigadores e profissionais que lidam com jovens em situação de stresse e pressão.

Para além da exibição da peça durante este fim de semana, o espetáculo vai ainda contar com uma sessão extra a 06 de maio, no fecho da Mostra de Teatro Escolar, que vai decorrer em Coimbra.