Esta será a primeira edição da iniciativa e vai realizar-se na Galeria Santa Clara no sábado, a 20 de maio e a 5 de junho, encontrando-se nos diferentes concertos folk, convocações contemporâneas da MPB (música popular brasileira) ou uma mistura entre a canção das pampas argentina com a bossa nova e o tropicalismo.

Todos os concertos estão relacionados "com música independente e feita pelos próprios músicos", bem como com música que se pudesse "enquadrar na estação" da primavera, disse à agência Lusa Sara Mendes, da Lugar Comum.

O primeiro concerto, no sábado, com a artista Kristin McClement, nascida na África do Sul e que cresceu em Inglaterra, associa "alguma modernidade ao ‘brit folk'" e introduz elementos "de eletrónica e de percussão" neste género musical, explanou.

De seguida, a 20 de maio, atua o dinamarquês Rolf Hansen, sob o nome Il Tempo Gigante, numa espécie de "one man band", com músicas construídas "de forma muito delicada, de certa forma quase hipnótica, criando uma teia que envolve completamente" quem o ouve, sublinhou Sara Mendes.

Na última data, a 5 de junho, pelas 17h00, atuam três artistas, numa "tarde tropicalista", com um argentino e duas brasileiras.

Bárbara Eugênia, que já colaborou com nomes como Tom Zé, vai dar a conhecer o seu mais recente trabalho "Frou Frou", Andreia Dias deverá "convocar o histórico da MPB" e o cantautor Florentino vai apresentar o resultado de uma mistura entre a canção das pampas, com a bossa nova, o tropicalismo e o rock.

O bilhete para cada uma das datas é de cinco euros e de 13 euros para as três.

A lotação da sala é de 50 lugares.