O músico canadiano Shawn Mendes cancelou a digressão mundial que tinha em curso e incluía um concerto em Lisboa, em junho de 2023, devido a questões de saúde mental, anunciou na quarta-feira a promotora Everything is New.

“É com profunda tristeza que informamos que toda a ‘Wonder World Tour’ de Shawn Mendes foi cancelada, o que inclui o espetáculo agendado para o dia 7 de junho de 2023, na Altice Arena”, lê-se numa publicação partilhada pela promotora nas redes sociais.

Os portadores de bilhete terão direito a reembolso do valor dos mesmos. De acordo com a promotora, “o reembolso tem início no dia 28 de julho de 2022”.

“Todos os compradores de bilhetes online serão reembolsados automaticamente num prazo máximo de 30 dias. Para quem adquiriu bilhetes em lojas físicas, poderá solicitá-lo no respetivo local de compra, apresentando o bilhete e comprovativo de pagamento, até 30 dias subsequentes à data prevista do espetáculo (com término a 6 de julho de 2023)”, lê-se na publicação.

Nas últimas semanas, Shawn Mendes já tinha adiado algumas datas da atual digressão, que começou nos Estados Unidos e seguiria mais tarde para a Europa, devido a questões de saúde mental.

Numa publicação, também partilhada na quarta-feir nas redes sociais, Shawn Mendes pede desculpa aos fãs pelo cancelamento, contando que começou a atual digressão “entusiasmado por finalmente voltar a tocar ao vivo após uma longa pausa devido à pandemia”.

“Mas a realidade é que eu não estava de todo preparado para o quão difícil seria andar em digressão depois deste tempo afastado. Depois de falar com a minha equipa e de trabalhar com um grupo incrível de profissionais de saúde, tornou-se mais claro que preciso de tirar o tempo que nunca tirei, para me ‘recentrar’ e regressar mais forte”, partilhou o músico.

Inicialmente esta digressão deveria ter passado por Portugal em maio deste ano, mas as datas acabaram por ser adiadas “devido à pandemia e às restrições de viagem e problemas logísticos”.

De ascendência portuguesa, Shawn Peter Raul Mendes deu-se a conhecer em 2013. Participou, posteriormente, num concurso televisivo de talentos, e tem já editados quatro álbuns de estúdio.

O músico já recebeu 13 prémios da Sociedade de Autores e Compositores do Canadá (SOCAN), dez do canal televisivo MTV Europa, oito iHeartRadio MuchMusic Video Awards, do Canadá, e foi duas vezes nomeado para os Grammy, dos Estados Unidos. Em 2018, a revista Time apontou-o como uma da “100 pessoas mais influentes do mundo”.