Louie Anderson morreu esta sexta-feira num hospital de Los Angeles, onde tinha sido internado esta semana na sequência de um tratamento contra um linfoma.

O ator natural do Minnesota foi três vezes nomeado ao Emmy de Melhor Ator Secundário pelo seu papel na série cómica "Baskets", onde interpretava Christine, a mãe do protagonista, encarnado por Zach Galifianakis. Ganhou o galardão na edição de 2016 dos prémios.

Anderson iniciou a carreira de comediante nos anos 1980 e tornou-se presença regular nos palcos e ecrãs, tanto através de espetáculos de stand-up como da representação ou, mais tarde, da apresentação do programa "Family Feud", entre 1999 e 2002.

"Um Príncipe em Nova Iorque" (1988) e a sequela "O Príncipe Volta a Nova Iorque" (2021), comédias protagonizadas por Eddie Murphy, contaram com uma das suas personagens mais emblemáticas, Maurice.

Também participou em filmes como "O Rei dos Gazeteiros" (1986) e em episódios de "Ally McBeal", "Chicago Hope" ou "Young Sheldon", entre dezenas de outras séries.

Anderson criou ainda a série de animação "Life with Louie" (1994-1998) e escreveu quatro livros.