O cantor luso-brasileiro Mário Gil, celebrizado pela interpretação da canção “Pelos caminhos de Portugal”, morreu na quinta-feira, avança a página de Facebook do programa da RTP Natal dos Hospitais e a Rádio Sim.
"Informamos que acabou de falecer o cantor Mário Gil, que pisou, por diversas vezes, o palco do Natal dos Hospitais”, pode ler-se na página da rede social do evento anual da RTP, que volta a acontecer no próximo dia 14 de dezembro. A Rádio Sim também confirmou a morte do músico.
Mário Gil, nasceu em São Paulo, no Brasil, mas estava radicado em Portugal, tendo ficado conhecido do público pela interpretação da canção "Pelos Caminhos de Portugal", na qual descreve, em tom autobiográfico, diversos locais do país.
Em 2012, o músico editou "Apita o Comboio Pelos Caminhos de Portugal" com o grupo Zimbo. O disco conta com 20 temas, incluíndo uma nova versão de “Pelos caminhos de Portugal”.
Pelos caminhos de Portugal
Eu vi tanta coisa linda
Vi um mundo sem igual
Segundo o Spotify, "Ando a Comer Caracóis", editado em 2015, foi o último registo do cantor que nasceu em São Paulo, no Brasil.
Além da música, Mário Gil participou nas telenovelas A Lenda da Garça (RTP, 1999) e Ganância (SIC, 2001). Em 2003, o músico participou no programa "Cabaret da Coxa", da SIC Radical, onde cantou uma versão alternativa de "Pelos Caminhos de Portugal" com Rui Unas. [Recorde aqui o momento]
Recentemente, o músico foi entrevistado no programa "Grande Tarde", da SIC, a propósito dos 25 anos do canal de Carnaxide e onde recordou como nasceu o tema mais marcante da sua carreira.
"Fui levar a minha mãe a conhecer a aldeia dela, que é perto de Bragança. Quando cheguei lá, fiquei emocionado ao ver as velhinhas a abraçarem-se, as casinhas com chaminés... Depois ao voltar, estive em Chaves, vi o Bom Jesus em Braga e fui vendo as outras coisas. Fui-me emocionado e fui tomando nota e acabei por montar a canção.O curioso é que eu já tinha uma carreira na rádio há muitos anos, nem me imaginava meter nisso porque tinha uma vida muito boa. Mas diziam-me 'o senhor deve gravar isso' (...) Depois acabei por levar para um editora para gravar. Gravei mas nunca imaginei que fosse a explosão que foi", contou no programa da SIC.
Recorde o tema "Pelos Caminhos de Portugal":
Comentários