Marc Ribot regressa ao festival, acompanhado do quarteto The Young Philadelphians e de um trio de cordas português. É o primeiro de 14 concertos do Jazz em Agosto, que terá ainda três documentários, duas conversas sobre música e a apresentação de um livro.

"É um programa amplo e diversificado, cumprindo a dicotomia de figuras relevantes e criativas da Europa e da América do Norte", descreveu o programador Rui Neves, na apresentação do programa à imprensa.

Marc Ribot irá ter ainda uma atuação a solo, na sexta-feira, para interpretar uma banda sonora para o filme "Shadows choose their horrors".

Do programa, destaque ainda para o grupo Supersonic, liderado pelo saxofonista Thomas de Pourquery, que homenageará Sun Ra, para o trio Pulverize The Sound e para o quarteto luso-italiano Tetterepadequ, com o baterista João Lobo e o contrabaixista Gonçalo Almeida.

O encerramento, no dia 14, será por conta do baterista norueguês Paal Nilssen-Love, à frente de uma formação com mais de dez músicos do jazz escandinavo.

Para lá das atuações, a francesa RougeArt será a editora convidada deste Jazz em Agosto, com a exibição de alguns documentários, e a fundação promoverá duas conversas neste fim-de-semana entre o saxofonista Evan Parker e o musicólogo David Troop.