Estamos em 2015 e o mundo parece mudar a cada instante. Exemplo: primeiro os VHS foi superados pelo DVD, depois o DVD foi destronado pela chegada do Blu-Ray, e agora nem sequer conseguimos usar nenhum deles em alguns dos mais recentes computadores ou veículos graças à moda USB. E se isto vos confunde, pode fascinar muitos daqueles que marcaram presença na Lisbon Maker Faire 2015. A abertura decorreu a 18 de setembro, nós estivemos lá a acompanhar e vamos continuar até ao final, no domingo.

Lisbon Maker Faire

O conceito é simples e o objetivo resume-se a ser o maior espetáculo de "mostra e conta" do mundo. Dezenas de cientistas, mecânicos ou simplesmente entusiastas pela descoberta de algo novo reúnem-se no Pavilhão do Conhecimento de Lisboa, enquanto outros tantos entram, gratuitamente, durante três dias, candidatando-se a ser arrebatados pelos avanços da tecnologia. E como bónus, fomos também presenteados com uma atuação dos Tumbala, um grupo musical que marca a diferença pela sua faceta ecologicamente melodiosa.

$$gallery$$

Mas se pensam que apenas podem entrar e ver os outros a trabalhar, estão enganados. Vários workshops vão estar disponíveis para participação já a partir deste sábado, pelo que qualquer um pode arregaçar as mangas e aprender com os melhores a arte da impressão 3D, ou simplesmente preparar-se para uma próxima remodelação em sua casa onde não precise de pagar a alguém para montar a nova mobília.

Quanto a nós, o bichinho já atacou e a curiosidade ficou aguçada para mais inovação e descoberta. E se não ficaram muito entusiasmados com tanta novidade, aproveitem para visitar a coleção do Pavilhão do Descobrimento de Lisboa que estará aberta ao público, gratuitamente, até ao fim do evento. Afinal, quem resiste aos clássicos?

Fotografia: Ana Castro e Carina Sousa