"O que impressiona mesmo no rap é que mostra quantas pessoas sem ouvidos há por aí", salientou o músico dos Rolling Stones.

"Tudo o que precisam é de um ritmo de bateria e de alguém a gritar sobre ele", acrescentou o guitarrista britânico de 71 anos, que também criticou o heavy metal.

"Milhões são apaixonados pelos Metallica e Black Sabbath (...) Eu acho que eles são apenas uma grande piada", disse Richards. O músico prepara-se para editar, a 18 de setembro, o seu primeiro álbum a solo em 23 anos, intitulado "Crosseyed Heart".

Richards também renovou as críticas aos Beatles, grandes rivais dos Rolling Stones, e disse que não compartilhava do entusiasmo pelo concerto de 1965 no Shea Stadium de Nova Iorque, considerado um marco na história do rock. "Como banda, não estavam sincronizados entre eles", assegurou.

Já o ex-Beatle Paul McCartney mostrou uma posição radicalmente diferente da de Richards perante o hip hop e recentemente gravou uma canção com Kanye West e Rihanna.

McCartney explicou ter chegado ao hip hop após ouvir Jay Z num concerto de Londres. "Até então, não tinha entendido seu caráter de poesia urbana", disse ao New Musical Express, acrescentando que, assim como "Bob Dylan é um poeta, também o são Jay Z e Kanye".