O Jazz ao Centro Clube (JACC), com sede em Coimbra, quer criar uma orquestra de improvisadores, num projeto intergeracional em que avós e netos vão aprender a construir os seus próprios instrumentos.
O projeto, intitulado "Entre Sons", pretende juntar novos e velhos numa orquestra em que os próprios instrumentos serão construídos pelos participantes, estando já previstas sessões de s+abado até maio, no Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra.
"Decidimos juntar-nos e criar um projeto para uma orquestra de pequenos e grandes improvisadores, mas que cruza conhecimentos de ciência e de música", disse à agência Lusa a coordenadora do serviço educativo do JACC, Catarina Pires.
Para a responsável, este projeto pretende criar "um espaço" de partilha de conhecimento, de saber e de experiências.
Durante as várias sessões, avós e netos (mas também outros adultos e crianças que queiram participar) vão aprender a construir instrumentos e vão receber formação na área da música e mais especificamente em improvisação, bem como na área da ciência ligada ao som, terminando a primeira fase com uma apresentação pública no final de maio, explanou.
As sessões, com uma periodicidade quinzenal, deverão "durar o ano inteiro", sendo que no segundo semestre vai haver formação "em voz" para acrescentar a voz como instrumento da orquestra.
O objetivo, explica Catarina Pires, é conseguir que "a orquestra vá ganhando conhecimento e, portanto, vá ganhando espessura" no uso dos instrumentos e das regras, que também existem "mesmo sendo uma orquestra de improvisação".
Os instrumentos serão construídos com recurso "a todo o tipo de objetos do quotidiano", que serão explorados de forma sonora.
"Em grupo, vão explorar sonoramente, de forma a criarem uma composição musical, com base na improvisação, mas com componentes que transformem os sons em música", referiu.
O projeto já tem sessões marcadas para sábado, 13 e 27 de fevereiro, 12, 23 e 24 de março e 09 e 30 de abril.
A inscrição para a formação completa de janeiro a junho custa 250 euros para o par criança e adulto.
Comentários