Dulce Maria Cardoso, João Pedro Mésseder, Gonçalo Cadilhe, João Paulo Cotrim, Maria João Lopo de Carvalho e Possidónio Cachapa são alguns dos autores convidados para o evento, a que se juntam ainda escritores como João Pedro Marques, Sandro William Junqueira e António Tavares, entre muitos outros.
"O Festival literário de Ovar é talvez o único que decorre totalmente ao ar livre, onde se cria uma simbiose ente todos os intervenientes", declara Carlos Nuno Granja, coordenador do evento organizado pela autarquia local.
"As diversas mesas de conversa, sessões de autógrafos, apresentações de livros, oficinas de ilustração, a livraria permanente e os concertos com poesia são predicados bastante motivadores para que os leitores procurem o Jardim do Cáster", defende esse responsável.
Estrategicamente agrupados em mesas de reflexão específicas, os escritores convidados para a edição de 2016 do festival irão abordar diferentes tópicos relacionados com a produção literária contemporânea, o meio editorial e as novas tecnologias ao serviço do setor.
Alguns desses momentos de debate propõem-se assim debater temas como: "A viagem: levar o corpo e lavar a mente", "O romance como um guião que se vai estruturando para surpreender o próprio autor", "Os novos desafios da edição e a era digital", "A literatura para a infância: primeiro impulso para a literacia", "A poesia: misto de realidade e fantasia" e "Como se defende o autor dos lados obscuros da trama".
Quanto a apresentações de livros, o festival anuncia-as para as seguintes obras: "Poemas da Saúde e da Doença - de Fernando Pessoa aos nossos dias", assinado por José Fanha e Pedro Quintas; "Uma Terra Prometida", que reúne contos de vários autores sobre refugiados; e "De Umas Coisas Nascem Outras", por João Pedro Mésseder e Rachel Caiano.
Essa autora gráfica irá também dirigir no evento um workshop sobre ilustração, à semelhança de Cátia Vidinhas, que explorará o mesmo tema numa segunda oficina.
Já ao nível dos espetáculos, por sua vez, o festival propõe o recital de poesia "Entre nós e as palavras", pelo ator Pedro Lamares, e anuncia ainda dois concertos: "Rosa do Mundo", pela Lisbon Poetry Orquestra, e "No princípio era o verbo", com Carlos Barretto, António de Castro Caeiro, José Anjos e André Gago.
Outra proposta em destaque é o jantar de sábado à noite sobre o tema "A interioridade e o sentimento", em que, mediante inscrição prévia, leitores e público em geral poderão partilhar a mesa com alguns dos autores presentes no evento.
Comentários