O FORTE 2015 arranca na quinta-feira com a maior parte das atuações do primeiro dia a cargo de germânicos, como são os casos de Robert Henke, que apresenta o seu espetáculo audiovisual Lumière II, Paul Kalkbrenner, uma das figuras mais carismáticas do techno, Marcel Dettmann e o duo Extrawelt.

Durante três dias, o castelo de Montemor-o-Velho vai ser invadido por sonoridades eletrónicas, em atuações que começam às 22:00 e apenas terminam às 09:00. Pisam também o palco a banda belga Front 242, Planetary Assault Systems, projeto do britânico Luke Slater, a alemã Ellen Allien, fundadora da editora Bpitch Control e o canadiano Marc Houle, entre outros.

Contactada pela agência Lusa, a organização afirmou esperar que os últimos bilhetes gerais para o festival sejam vendidos entre hoje e quinta-feira, sendo expectável que a lotação, que tem um limite máximo de 5.000 pessoas por dia, fique esgotada.

Cerca de 30% das vendas foram registadas no estrangeiro, na sua maioria de países europeus, como Rússia, Malta, França, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Suécia.

A "grande adesão" ao festival, em especial de público estrangeiro, deve-se à presença do FORTE em meios de comunicação internacional, explicou Ilídio Chaves, da produtora Soniculture, promotora do festival, destacando a eleição como um dos dez melhores festivais a decorrer em agosto deste ano pela revista digital Resident Advisor.

Neste evento vão ainda atuar Donato Dozzy, Gaiser, Function e Vatican Shadow, Ben Klock, dj residente do FORTE, Regis, Adam X, Marcel Flenger, Rui Vargas, Apart, Amulador, Afonso Macedo, Acronym, Adriana Lopez, Developer, Doudub, Expander, Headless Horseman, Manu, NX1, Subjected e XNX.

Para além dos três dias de festival, há ainda dois eventos extra: o "Before FORTE", que decorre hoje, e o "After FORTE", que se realiza no domingo, ambos a ter lugar em frente ao campismo do festival.

Apesar de querer ser uma referência mundial da música eletrónica, o festival procura manter a ligação à vila de Montemor-o-Velho, tendo decidido investir na recuperação da igreja do castelo e na melhoria da acessibilidade ao monumento.

O passe de três dias tem um preço de 60 euros, que dá também acesso aos eventos Before Forte e After Forte, e o bilhete diário custa 30 euros.

A partir de quinta-feira, o bilhete geral passa a custar 80 euros e o bilhete diário 40 euros.