
“A pandemia obrigou a não fazer a edição de 2021 e esta [a edição de 2022] vamos fazê-la num método diferente, de uma forma diferente, embora com uma característica especial, que por si só justifica, que é uma edição escolar”, disse hoje na apresentação do festival, que decorreu na Escola Secundária Fernando Namora, em Condeixa-a-Nova, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita.
A edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto de 2022 obrigou a uma edição distinta, devido à pandemia provocada pela COVID-19, direcionada para turmas desde o pré-escolar ao secundário do concelho de Condeixa-a-Nova.
Depois de um ano de ausência, o festival regressa com encenações de obras ligadas ao Plano Nacional de Leitura, com os dez espetáculos a decorrerem no Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova, começando no dia 17, com “Os Maias”, pela companhia “ETCetera Teatro”, às 10h30.
No dia 18, pelas 10h30 e pelas 14h30 sobe ao palco a peça “O príncipe Nabo”, da companhia “Cri’Arte”.
Já no dia 21, pelas 10h30, é a vez da encenação de “O ano da morte de Ricardo Reis”, da companhia “ETCetera Teatro”.
No dia seguinte, a peça a apresentar é a “Alice nos País das Maravilhas”, pela companhia “ADN de Palco”, com duas sessões às 10h30 e às 14h30.
“Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor” e o “Auto da Barca do Inferno”, da companhia “ETCetera Teatro”, estão previstas para o dia 24, às 10h30 e às 14h30.
A encerrar, o cartaz do festival reserva “Leandro, Rei da Helíria”, da companhia “ETCetera Teatro”, com duas sessões às 10h30 e às 14h30.
“Para o ano, evidentemente, o Festival de Teatro Deniz-Jacinto se as condições assim o permitirem, volta aos moldes normais, sem prejuízo desta experiência poder também nos levar a fazer sempre alguma coisa direcionada para o público escolar”, adiantou o autarca.
“Provavelmente para o ano vamos ter aqui sempre algum cheirinho desta edição escolar”, acrescentou.
O festival conta com um investimento de cerca de 20 mil euros, é gratuito e decorre em horário escolar, com transporte assegurado.
Em 2016, quando surgiu este festival, foi lançado um concurso de ensaios para teatro.
Nuno Moita deu ainda nota de que “vai voltar a lançar esse desafio”, já que a ideia é retomar a iniciativa do concurso de ensaios para teatro.
A partir de 2017, o município começou a organizar este festival em parceria com o Cine-Teatro, contando nesse ano com 1.811 espetadores, subindo para 4.398 espectadores no ano de 2020.
Promovido pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, o Festival Deniz-Jacinto foi “lançado em 2016 para homenagear um dos mais importantes teatrólogos portugueses, Manuel Deniz-Jacinto, nascido na vila de Condeixa a 8 de janeiro de 1915” (faleceu em 08 de janeiro de 1998, em Coimbra).
Comentários