A Biblioteca Municipal de Famalicão lança este mês uma iniciativa inspirada no conceito norte-americano "BookCrossing" com o objetivo de que o "interesse pelo livro e pela leitura comece o mais cedo possível", divulgou hoje a autarquia local.
O BookCrossing" é na prática deixar um livro num local público para que outros o encontrem e o possam ler. Em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, o projeto chama-se "Troca por Troca: deixe um livro, leve outro" e a ideia é "envolver a comunidade numa campanha de oferta e troca de livros usados".
"O ‘Troca por Troca' consiste na cedência gratuita e desinteressada de livros que ficarão, posteriormente, disponíveis para troca por outros livros, não envolvendo custos, prazos ou empréstimos", explica nota da câmara de Famalicão.
O projeto vai envolver a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, bem como os cinco polos espalhados pelo concelho e faz parte de um conjunto de novas atividades propostas para 2016.
Também para janeiro está prevista a iniciativa "Um Berço de Histórias" que visa promover a leitura na primeira infância através de um projeto dirigido às famílias.
Na prática os pais poder-se-ão tornar mais "proativos e conscientes da importância da leitura" depois de terem acesso a ferramentas que lhes permitam selecionar melhor os livros infantis, bem como após conhecerem estratégias de animação de leitura.
Os responsáveis pelo pelouro da Educação da câmara de Famalicão, área liderada pelo vereador Leonel Rocha, também dão nota da iniciativa "Livros e leituras na minha freguesia", que funcionará como um complemento à Rede Municipal de Leitura Pública.
Trata-se de um projeto que, após apresentação de candidaturas, selecionará três freguesias para acompanhar durante o ano 2016.
As freguesias selecionadas deverão identificar uma "entidade-âncora" para dinamizar o projeto localmente, podendo ser a própria junta de freguesia, uma Instituição Particular de Solidariedade Social ou uma associação.
A Biblioteca Municipal de Famalicão contribuirá com um fundo documental base para a criação de uma biblioteca na "entidade-âncora", bem como fará propostas de atividade de animação da leitura.
Comentários